Teleimagem
Abri menuAbri menu
Home > Blog > Micropigmentação paramédica: a autoestima após mastectomia
Reabilitação pós-operatória

Micropigmentação paramédica: a autoestima após mastectomia

março 28, 2024

A micropigmentação paramédica é uma das técnicas mais utilizadas para recuperar a autoestima das pacientes que passaram pela remoção da mama.

Em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil, a mulher passa pela mastectomia (retirada total da mama), segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Por consequência disso, milhares de mulheres ficam com cicatrizes físicas e, principalmente, emocionais em relação ao seu corpo.

No entanto, a micropigmentação paramédica é uma das medidas mais recorrentes no ramo da estética para auxiliar nisso. Quer saber mais? Leia abaixo!

O que é a micropigmentação paramédica e qual sua função?

Também chamado de dermopigmentação paramédica, é um método no qual se utiliza um aparelho com uma agulha, chamado dermógrafo, para aplicar pigmento sob a pele, como uma espécie de “tatuagem”.

Essa técnica corrige áreas afetadas do corpo por processos cirúrgicos ou por acidentes. 

Para garantir um resultado discreto e realista, é feita uma análise para que a escolha da cor seja personalizada, combinando com a tonalidade da pele da paciente.

A micropigmentação vai além da estética, é um procedimento de restauração que eleva a autoestima de várias pessoas, devendo ser realizada por um médico especializado em micropigmentação ou tecnólogos de estética.

Quando ela é indicada?

Aréolas

Como já dito inicialmente, inúmeras pacientes, vítimas do câncer de mama, passam pela remoção total do seio.

Para reverter a situação, muitas vezes é colocada uma prótese de silicone no local retirado e, para possibilitar a simetria nos seios, a micropigmentação paramédica é utilizada para “pintar” a aréola, ou seja, o círculo pigmentado em volta do bico da mama.

A grande maioria das mulheres, quando fazem a restauração da aréola, geralmente apresentam uma melhora muito significativa na forma como se veem.

Por passar a ter um olhar mais otimista da autoimagem, deixa de lado, assim, a crença de que se perde a beleza após o procedimento de mastectomia.

Cicatrizes

A técnica também é muito eficaz na camuflagem de cicatrizes resultantes de cirurgias, acidentes ou queimaduras.

Por exemplo, ao aplicar pigmentos com precisão, os profissionais conseguem harmonizar a cor da cicatriz com a pele circundante, proporcionando uma aparência mais suave e uniforme.

Além disso, é uma operação amplamente utilizada para camuflar marcas de vitiligo estabilizado, estrias e lábios leporinos.

Quais são os cuidados após a micropigmentação paramédica?

Depois do procedimento, é fundamental seguir precauções específicas, principalmente para garantir uma recuperação adequada e resultados duradouros. Em suma, algumas recomendações incluem:

  1. Evitar alta exposição à luz do sol

A exposição prolongada ao sol pode comprometer a cor dos pigmentos. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar para proteger a área tratada.

  1. Evitar banhos de imersão em excesso

Evite banhos de mar ou de piscina por um período determinado, normalmente durante as duas primeiras semanas. Além disso, não tomar banhos de água muito quente durante a primeira semana permite que a área cicatrize corretamente.

  1. Não provocar atrito

Por se tratar de uma região superficial e sensível, comportamentos como, por exemplo, esfregar e coçar também não são indicados.

É importante ressaltar que para realizar a micropigmentação paramédica, é necessário esperar um período de 1 ano após o processo de cicatrização da área.

Existem contraindicações?

Sim, as contraindicações para realizar a operação são:

  • Gestantes e lactantes;
  • Portadores de doenças autoimunes;
  • Pessoas que possuem diabetes;
  • Pessoas que possuem hipertensão;
  • Queloide (cicatriz saliente, devido ao excesso de colágeno, que aparece após a cura de um ferimento);
  • Pacientes em tratamento com isotretinoína oral (Roacutan).

A mama, para muitos, carrega o símbolo da feminilidade, por isso, a mastectomia é um procedimento agressivo que afeta a vida da mulher.

Sendo assim, sua perda reflete intimamente na estética e interfere, de forma negativa, na sua autoestima, sexualidade, feminilidade e até mesmo convívio social.

Por isso, a micropigmentação paramédica está sendo tão bem cotada nos últimos anos.

Clínica Ello

Bem-vinda à Clínica Ello, especializada em cirurgia plástica e reabilitação pós-cirurgia. Nosso compromisso é proporcionar resultados excepcionais com cuidado personalizado, utilizando técnicas avançadas e tecnologia de ponta. 

Agende uma consulta para discutir suas metas estéticas e descobrir como podemos realçar sua beleza natural. Entre em contato pelo número (33) 99996-5592 e dê o primeiro passo para a sua jornada de transformação na Clínica Ello

Estamos ansiosos para recebê-la em nosso ambiente acolhedor e confiável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Comentários

Posts recentes

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba dicas exclusivas de saúde e informações especiais. Faça parte da nossa comunidade dedicada ao seu bem-estar!